logotipo
Espaçador do cabeçalho, na horizontal
IHC'08 - 10 anos
21 a 24 de outubro - Porto Alegre - RS
Espaçador do cabeçalho, na vertical

VIII Simpósio Brasileiro de Fatores
Humanos em Sistemas
Computacionais

estrutural - permanente - natural

   
espaçador coloridoDatas importantes | Submissões | Inscrições | Últimas notícias
espaçador_cinza
Click here to view this site in english english    Clique aqui para visualizar este site em português português     
Link Apresentação
Link Tópicos de Interesse
Link Categorias de Submissão
Link Palestrantes Convidados
Link Programação
Link Localização
Link Patrocínio
Link Comitês
 

Categorias

Artigos Completos
Artigos Resumidos
Relatos de Experiência na Indústria
Demonstrações e Pôsteres
Tutoriais
Workshops
Competição de avaliação

 

Tutoriais

Coordenadores: Jair Leite (UFRN) & Heloísa Vieira da Rocha (UNICAMP)

Propostas para Realização de Tutoriais (Submissões encerradas)

Data de realização dos tutoriais: 21 de outubro de 2008

Contribuições da Engenharia Semiótica para os Métodos Científicos de Pesquisa em IHC
Aplicando Conceitos e Técnicas de Serviços em IHC

Título: Contribuições da Engenharia Semiótica para os Métodos Científicos de Pesquisa em IHC
Duração: 8 horas
Proponentes: Clarisse Sieckenius de Souza e Carla Faria Leitão

IHC é uma disciplina jovem e há relativamente poucas teorias próprias e de amplo espectro propostas até hoje. A Engenharia Semiótica é uma destas teorias. Organizada de maneira completa há apenas poucos anos, ela foi inicialmente ilustrada com casos da prática profissional de IHC. Este tutorial apresenta seus aportes para a prática qcientífica de IHC, no âmbito da Ciência da Computação.

Clarisse Sieckenius de Souza é Doutora em Lingüística, Professora Titular do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio e pesquisadora 1C do CNPq, atuando na sub-área de IHC da Ciência da Computação há cerca de 20 anos. Foi orientadora ou co-orientadora de 16 teses de doutorado e 13 de mestrado. No momento orienta 5 doutorandos e 1 mestrando. Foi a fundadora do SERG – Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica do DI – e fundadora da Comissão Especial de Interação Humano-Computador da Sociedade Brasileira de Computação. Foi também a primeira representante brasileira no TC13 da IFIP, comitê técnico para IHC da International Federation for Information Processing. Em 2005 publicou, pela MIT Press, um livro sobre Engenharia Semiótica, o Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. Dentre as reações suscitadas pelo livro merece destaque a de Don Norman, manifestadas na capa do próprio livro, depois em ensaio publicado online (http://www.jnd.org/dn.mss/design_as_communicat.html – Design as Communication), e recentemente em livro de sua autoria – The Design of Future Things. Um dos métodos de avaliação propostos pela Engenharia Semiótica – a Avaliação de Comunicabilidade – também recebeu destaque na 2ª edição do livro Interaction Design de Helen Sharp, Yvonne Rogers e Jenny Preece (Wiley. 2006). O método foi destacado do capítulo de avaliação e incluído no material didático online disponibilizado em: http://www.id-book.com/casestudy_14-1_2.htm. Junto com pesquisadores e alunos do SERG, Clarisse tem contribuído para a inserção e reconhecimento da pesquisa brasileira em IHC no cenário internacional.

Carla Faria Leitão é Doutora em Psicologia, Pesquisadora Associada do SERG e Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Informática da PUC-Rio. Desde sua titulação em 2003, especializou-se em IHC através de estágio em projetos no SERG, como bolsista DTI do CNPq. Carla participou intensamente do Projeto Oré e participa do Projeto ICDL Brasil, ambos voltados para pesquisa técnico-científica em IHC comprometidos com a realidade social brasileira. Sua principal contribuição se situa no emprego de métodos qualitativos, particularmente os da Engenharia Semiótica, para avaliação e projeto da experiência do usuário com artefatos de base computacional. Carla é co-autora de importantes publicações recentes do SERG na área de avaliação de IHC e tem ministrado disciplinas de tópicos em IHC no programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-Rio, onde é no momento coorientadora de uma tese de doutorado. CLARISSE e CARLA estão preparando o manuscrito de um livro sobre emprego científico dos modelos e métodos da Engenharia Semiótica, a convite de John Carroll, editor da Série Synthesis Lectures on Human Computer Interaction da editora Morgan & Claypool.



Título: Aplicando Conceitos e Técnicas de Serviços em IHC
Duração: 4 horas
Proponentes: Cláudio Pinhanez

Este curso de 4 horas introduz e discute a aplicação de conceitos e técnicas de Ciência de Serviços no projeto, desenvolvimento e teste de interfaces computacionais, especialmente para serviços providos através da Internet (serviços online) como compras e reservas de produtos e serviços, busca de informações, solicitação de documentos, etc. Com as idéias e métodos aprendidos neste curso, profissionais de IHC estarão melhor capacitados a entender as particularidades de serviços, e a melhor projetar e avaliar interfaces para serviços.

Cláudio Pinhanez é cientista do laboratório T.J. Watson da IBM Research desde 1999, trabalhando nas áreas de Ciência de Serviços, incluindo teoria, ferramentas, metodologia, e aplicações; e em Computação Ubíqua e interfaces avançadas para computadores. Seu trabalho atual está focado nos processos de design e engenharia de serviços, combinando teoria tradicional de serviços com idéias e conceitos de interação homem-máquina; e na elaboração de um arcabouço teórico que permita uma melhor diferenciação entre serviços e manufatura. Desde 2006 Claudio lidera o estabelecimento de Ciência de Serviços como uma área de pesquisa dentro do laboratório T.J. Watson da IBM, sendo também um ativo participante da iniciativa SSME (Service Science, Management, and Engineering) da IBM.
Claudio é brasileiro, nascido no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Em 1985 obteve o título de Bacharel em Matemática pela Universidade de São Paulo, seguido do Mestrado em Ciência da Computação em 1989 também pela USP. Lecionou no depto. de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo de 1987 a 1993. Após viver 1 ano e meio no Japão como bolsista do governo japonês (Mombusho), Cláudio foi para o renomado MIT Media Laboratory em 1993, onde obteve seu Ph.D. em 1999, com trabalhos inovadores em ambientes interativos computadorizados. Cláudio foi pesquisador visitante no laboratório ATR-MIC (Kyoto, Japão) em 1996 e no Sony Computer Science Laboratory (Tokyo) em 1998. Cláudio tem mais de 90 publicações de nível internacional, incluindo 3 artigos premiados como "Best Paper", e varias patentes nos EUA, UE, e Japão. Em 2003 Claudio recebeu o prêmio de Cientista Mais Promissor (Pós-Graduado) na HENAAC (Hispanic Engineers National Achievement Awards Conference). Mais informações: http://www.pinhanez.com/claudio/




Apresentação | Tópicos de Interesse | Categorias de Submissão | Programação
Localização | Patrocínio | Comitês

© Copyright 2008 - Comissão IHC2008 - Todos os direitos reservados
Site: Gabriela Trindade